Para muitas pessoas, alugar um apartamento mobiliado é uma grande vantagem. Afinal, basta entrar e morar, sem a necessidade de uma grande mudança. Todavia, essa facilidade também implica mais responsabilidades ao inquilino, uma vez que é ele quem deverá zelar pelos pertences que já estavam no imóvel.
Certo, mas e caso algum móvel ou eletrodoméstico estrague, quem arcará com o reparo ou substituição? Até onde vão os deveres do inquilino e do proprietário? É para responder a essas perguntas que elaboramos este artigo. Acompanhe e saiba as respostas.
Aluguei um apartamento mobiliado. Sou o responsável pelos móveis e eletrodomésticos?
Via de regra, sim. Comumente, o proprietário é quem responde pelos eventuais defeitos do imóvel até a assinatura do contrato. Depois desse momento, o inquilino é o encarregado por isso. Contudo, existem alguns detalhes que podem mudar essa leitura.
Por exemplo, se o ar-condicionado do apartamento alugado estragar durante a vigência da locação, mas ficar provado que isso ocorreu porque as manutenções preventivas foram negligenciadas pelo locador, este deverá responder pelo reparo. O mesmo acontece com os móveis. Caso as dobradiças de um armário já apresentem sinais de desgaste antes do inquilino ocupar o imóvel, o dono precisará consertá-las quando já não cumprirem sua função.
Saiba mais em: Reparo no imóvel: responsabilidade do proprietário ou do inquilino?
Salvo esses casos, o locatário é o responsável por zelar pelos itens presentes no apartamento mobiliado. Ainda, vale lembrar a máxima de que o imóvel deverá ser entregue exatamente do mesmo jeito que foi recebido, o que nos leva ao nosso próximo tópico.
Como evitar problemas na hora de entregar um apartamento mobiliado?
Se ao alugar o apartamento mobiliado, houve o depósito de caução, este pode ser utilizado para cobrir possíveis danos. Mas sabemos que nem sempre locador e locatário chegam a um consenso sobre o que, realmente, aconteceu sob guarda do inquilino e o que já apresentava defeitos na hora da ocupação.
Situações como essas são evitadas já no momento do contrato de aluguel, ao ser realizada uma vistoria rigorosa. E, aqui, vale mencionar que, quanto mais equipado for o imóvel, mais detalhada ela deve ser. Além de elencar todos os itens que o proprietário terá disponibilizado, convém realizar o registro fotográfico para ter documentado o real estado dos móveis e eletrodomésticos quando entregues.
Leia também: É melhor alugar apartamento mobiliado ou não? Saiba mais.
Existem diferenças no contrato de um apartamento mobiliado?
Sim, o documento firmado entre as partes terá diferenças significativas daqueles referentes a imóveis vazios. E, novamente, quanto mais completo for o apartamento, mais elaborado precisa ser o contrato. Embora fechar negócio seja a prioridade, é recomendado que ambas as partes tenham máxima atenção à confecção deste documento.
Nele, deverá constar a lista dos bens cedidos junto à locação e, como mencionamos, a descrição detalhada (acompanhada ou não de registros fotográficos). Também, é importante estar descrito qual o protocolo a ser seguido na hipótese de surgir algum defeito ― se o locador deve ser acionado ou se o locatário pode prosseguir com os reparos, por exemplo.
Por esses motivos, é recomendado que as partes tenham ajuda especializada para elaborar esse documento. Isso porque ela poderá garantir que nenhuma cláusula seja esquecida ou negligenciada, o que aumenta a segurança tanto para proprietários como para inquilinos.
Na Cipa Imóveis, oferecemos diversos recursos que podem ser explorados pela via digital, porém não deixamos de disponibilizar equipes especializadas para atender suas necessidades e desenvolver a melhor experiência de aluguel possível. Entre em contato conosco e veja como poderemos ajudá-lo.
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