As pessoas que procuram um lugar para morar se deparam com o seguinte questionamento: é melhor alugar imóvel ou comprar? Essa decisão pode ser tomada com a análise de alguns fatores e nem todos eles dizem respeito aos gastos financeiros. Leia o artigo de hoje e saiba como encontrar as respostas!
Como escolher entre comprar ou alugar imóvel?
Antes de mais nada, é preciso dizer que não existe o certo ou errado. Cada pessoa tem um contexto de vida e financeiro específicos. Assim, é importante tomar a decisão que cabe naquele momento, levando em conta as vantagens e desvantagens. Quer saber como decidir entre alugar ou comprar imóvel? Continue a leitura e saiba o que ter em mente!
Ter moradia própria é um sonho
Não há como negar: ter a casa própria é um objetivo de vida para muitos brasileiros. Isso porque ela dá uma sensação de estabilidade. Então, se você busca essa segurança, a compra é a melhor opção. Contudo, ela precisa ser planejada. É possível que você fique na casa de familiares ou more de aluguel por um tempo até conseguir os valores necessários. Isso nos leva ao próximo tópico!
Não poupei dinheiro o suficiente
Comprar imóvel exige uma grande quantia de dinheiro para a aquisição à vista ou entrada e pagamento das parcelas. Em média, os bancos cobram entre 20% e 30% do valor do imóvel como mínimo para a aprovação do financiamento. Se você não pode ou não quer arcar com esse valor, é melhor alugar.
Gosto de mobilidade
As pessoas que curtem ter um pouco mais de liberdade com o lugar em que moram vão preferir alugar um imóvel. Isso porque os contratos são mais flexíveis e é possível sair quando quiser, desde que sejam seguidas as regras de rescisão. Pessoas que precisam mudar de cidade ou estado com frequência também devem considerar essa modalidade.
Quero investir
Os imóveis são investimentos tradicionais. Por isso, se você está em busca de um bem que vai ser revertido em lucro no futuro, com poucos riscos de desvalorização, a aposta é a compra.
Uma das formas de obter ganhos com a propriedade é a compra para posterior revenda, em um momento em que ela estará mais valorizada. A segunda possibilidade é a locação, que proporciona um valor fixo por mês ao proprietário. Para essa categoria, é importante contar com imobiliárias que façam a administração e ofereçam garantias, para que não haja prejuízos com inadimplência, por exemplo.
Quero fugir dos juros
Muitas pessoas podem achar que os juros cobrados no financiamento são muito altos. Por isso, optam por não comprar imóvel. Se essa é a sua percepção, o melhor a fazer é a locação. Porém, se alugar um imóvel foi o passo dado pensando numa futura compra, é interessante escolher um que comprometa menos as finanças. Com isso, há uma folga para o dinheiro ser poupado.
Gosto de personalizar os ambientes
Quem curte deixar cada cantinho com a cara dos moradores vai ter mais liberdade no bem próprio. A razão é que as reformas em imóveis alugados dependem de autorização do proprietário.
Não tenho estabilidade no emprego
A estabilidade financeira é um fator que deve ser considerado ao optar por comprar ou alugar um imóvel. Isso porque, no caso dos financiamentos, é preciso comprovar que será possível honrar as parcelas. Assim, se o seu atual emprego não oferece isso ou se você está em transição de carreira, é melhor escolher a locação.
Parcela do financiamento e valor do aluguel são semelhantes
Se você está na dúvida entre a compra e o aluguel de um determinado imóvel, é importante comparar o valor do aluguel e da parcela do financiamento. Se a quantia for similar, é a compra se torna uma opção vantajosa.
Com a leitura de hoje você pôde entender o que deve ser levado em conta ao decidir comprar ou alugar um imóvel. Agora, é hora de pensar em outra decisão: será uma casa ou apartamento? Leia o nosso artigo e conheça os pontos que devem ser avaliados para fazer uma escolha com confiança!
- Artigo Anterior Boletos falsos – Manual de segurança e verificação.
- Próximo Artigo Obras em imóvel alugado: de quem é a responsabilidade?