Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Alugar um novo local para viver pode ser trabalhoso. Primeiro, envolve passar pela procura, as visitas e a escolha final. Além disso, ainda há o momento de organizar a mudança, encaixotar tudo e levar para o novo lar. No meio dessas duas etapas, ocorre o fechamento do negócio e a organização e entrega de todos os documentos para aluguel. Nessa hora, nada melhor que cuidado e, é claro, a ajuda dos profissionais corretos e de uma corretora.
Esses papéis oficiais variam de acordo com a fonte de renda, como CLT ou profissional autônomo, ou até mesmo origem, se for estrangeiro. Porém, no geral, os mais comuns são comprovantes de renda, como Imposto de Renda, e documentos de identificação pessoal. Quer saber os detalhes? Confira o artigo de hoje!
Novidade no blog: Lei do Silêncio: horários e como funciona.
Documentos para aluguel: veja quais são exigidos
Os documentos para aluguel normalmente seguem um padrão pelas imobiliárias. Como mencionamos, a variação pode ser por renda ou tempo na atividade trabalhista. Neste último caso, porque, se for abaixo de 3 meses, por exemplo, talvez não tenha o comprovante principal. Portanto, quem intermedia poderá pedir outros equivalentes. Abaixo, você consegue ver os documentos para aluguel recorrentemente requisitados.
Comprovante de renda
O usual é a declaração do Imposto de Renda da Receita Federal, contudo outras formas também são válidas. É possível usar holerite, extrato bancário, contrato de prestação de serviços (no caso de autônomo) ou recibo. Ademais, o CPF do futuro locador é colocado para análise de crédito, o que auxilia na comprovação financeira.
Documento de identificação
Este é obrigatório em qualquer lugar, seja em momentos simples ou transações complexas. Aqui, vale o RG, CNH ou RNE, no caso de estrangeiros. Lembrando que é obrigatório que a identificação seja com foto e o CPF.
Certidão de estado civil
Caso você seja casado ou viúvo, é necessário apresentar a certidão atualizada, geralmente 90 dias, de estado civil. Se for solteiro, comumente não é exigida a certidão de nascimento, só o documento de identificação. Claro que tudo depende das exigências da empresa que está intermediando. Verifique para tirar as dúvidas!
Comprovação de residência
Provar que o locatário tem residência fixa é uma das obrigações. Por isso, é necessário comprovante de residência, o que é possível ser qualquer conta ou declaração no nome de quem vai alugar.
Saiba também: Verão à vista: 5 dicas para refrescar a casa na estação mais quente do ano.
Quando a locação é feita por profissionais liberais, aposentados ou comerciantes/industriais, os documentos para aluguel são diferentes. Inclusive, o contrato, provavelmente, conterá cláusulas específicas.
No primeiro caso, há a possibilidade de usar o extrato bancário ou declaração de rendimentos (Decore) assinado por um contador. Para aposentados ou pensionistas, é preciso anexar o recibo da última pensão ou aposentadoria. Sem contar o comprovante de renda dos 3 meses anteriores. Já para comerciantes/industriais, soma-se o contrato social, o cartão do CNPJ, extrato bancário com movimentação dos últimos meses ou o Decore.
Parece muita coisa, mas quando se tem a imobiliária correta ao seu lado, como a Cipa Imóveis, os trâmites legais ficam mais fáceis. Isso porque é ela quem realizará as conferências dos documentos para aluguel, bem como a elaboração do contrato. E não é só isso, nossa consultoria especializada em investimentos imobiliários possibilita melhores análises e condições de locação. Uma delas, inclusive, é a parceria com a CredPago, que possibilita o aluguel sem fiador. Muito bom, não é mesmo?
Dessa forma, estaremos com você desde a procura pelo imóvel até quando, e se, decidir pela saída. Isso porque oferecemos suporte para qualquer necessidade dos moradores. Saiba mais neste link. E acompanhando nosso blog regularmente para continuar recebendo dicas!
- Artigo Anterior Boletos falsos – Manual de segurança e verificação.
- Próximo Artigo Obras em imóvel alugado: de quem é a responsabilidade?