Colocar uma casa ou apartamento para alugar é uma forma conhecida de investir em imóveis. Mas existem alguns cuidados que ajudam a valorizar e aumentar a renda garantida na negociação. É claro que a localização é um fator importante e, muitas vezes, o ponto de partida para a busca dos possíveis inquilinos. Contudo, detalhes como os que apresentaremos neste artigo podem ter bastante influência na escolha dos locatários!
Confira uma prévia dos fatores que mais contribuem para valorizar um imóvel para aluguel:
- faça uma boa vistoria e siga com os reparos necessários;
- certifique-se de não haver pendências financeiras;
- invista em uma modernização básica;
- disponibilize alguns móveis;
- garanta a segurança do imóvel.
Continue a leitura e confira essas dicas na íntegra!
Conheça 5 dicas simples que ajudarão a valorizar o imóvel
Antes de mais nada, é bom esclarecer que haverá, sim, alguns investimentos a serem feitos. Porém, a ideia é valorizar o imóvel e, portanto, fazer com que o valor do aluguel seja melhor negociado. Mas, fique tranquilo! Tudo que você verá a seguir demandará baixo esforço e orçamento. Acompanhe.
1. Faça uma boa vistoria e siga com os reparos necessários
Especialmente se o imóvel estiver fechado há algum tempo, é bem possível que alguns consertos precisem ser feitos. Verifique toda a propriedade e repare qualquer problema estrutural, vazamentos, danos elétricos ou no encanamento. Ou seja, faça uma revisão completa antes de alugar, sem esquecer de checar os pisos, aberturas de portas e janelas, além de maçanetas. Neste ponto, podemos citar, inclusive, a pintura das paredes. Mesmo sendo simples, isso ajuda a passar uma ideia de zelo pelo imóvel ― e, também, porque os possíveis inquilinos, certamente, preferirão um lugar recém-pintado a outro com paredes descascadas.
2. Certifique-se de não haver pendências financeiras
Para quem está em busca de um novo lar, nada pior que, depois de toda a papelada pronta, descobrir que existem dívidas em aberto, seja do proprietário ou de inquilinos anteriores. Sendo assim, faça um pente fino nas questões legais e burocráticas da casa ou apartamento. Regularizar o IPTU, a escritura e eventuais contas de luz, gás ou água é uma das formas de valorizar seu imóvel e passar mais credibilidade aos locatários.
3. Invista em uma modernização básica
Uma boa pintura já é capaz de dar um novo visual para qualquer imóvel. Todavia, se a ideia é valorizar o imóvel para alugar, talvez seja interessante dar um passo a mais. No caso de casas ou apartamentos mais antigos, trocar as torneiras, registros e maçanetas por outras mais modernas também irá valorizar o imóvel ao deixá-lo mais “novo”.
4. Disponibilize alguns móveis
Alugar um apartamento mobiliado é o desejo de muitos. Afinal, isso facilita os trâmites da mudança e é ótimo para quem ainda está começando a vida e não tem mobília completa. É claro que nem todo mundo consegue disponibilizar um local completo, mas alguns itens já ajudam a valorizar o imóvel. Armários são um exemplo, assim como móveis planejados nos banheiros e cozinha.
5. Garanta a segurança do imóvel
Em apartamentos, grande parte da segurança está por conta do condomínio. Mas, mesmo assim, é bom conferir todas as fechaduras. Já em casas, considere a instalação de sistemas de segurança, como alarmes, a fim de tranquilizar os inquilinos.
Seguidas essas dicas, seu imóvel está pronto para ser anunciado! Na hora de fazer as fotos, prefira um momento do dia com claridade. Escolha ângulos que mostrem bem os ambientes e tenha mais de uma foto do mesmo cômodo! Caso você não tenha habilidades para isso, avalie a contratação de um fotógrafo. Outra opção é contar com quem já oferece esse serviço, como a CIPA Imóveis.
Porém, essa não é a única vantagem de ter um parceiro especializado. No artigo Saiba como a consultoria Cipa pode te ajudar a alugar mais rápido e fechar um negócio ainda melhor, você confere outros 4 benefícios. Boa leitura!
- Artigo Anterior Boletos falsos – Manual de segurança e verificação.
- Próximo Artigo Obras em imóvel alugado: de quem é a responsabilidade?