Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Se você é proprietário de imóveis e os disponibiliza para aluguel, já deve ter se deparado com inquilinos que entregaram as chaves e não foram cuidadosos com a moradia. Ou até foram, mas própria ação do tempo e do uso gerou alguns problemas. Nesses casos, sempre surge uma dúvida: vale ou não reformar imóvel?
Foi para ajudá-lo a responder essa questão tão comum que escrevemos este texto. Continue lendo e esclareça esse assunto.
Veja se é necessário reformar imóvel para o aluguel
Antes de mais nada, responderemos à pergunta: sim, vale a pena reformar imóvel para alugar. A razão disso está no fato das pessoas sempre buscarem um lugar mais aconchegante e conservado. E, claro, um local bem cuidado significa que elas não perderão tempo resolvendo problemas que eventualmente possam surgir.
Desse modo, dentre os ganhos ao reformar imóvel temos a diminuição das chances do locatário iniciar a busca por outro lugar. Também, a facilidade em encontrar novos inquilinos. Há ainda um terceiro elemento: um acréscimo no valor do imóvel quando se tratar de uma reforma completa. E tais modificações não precisam ser complexas.
Outra característica que torna a reforma algo desejável encontra-se no âmbito legal. De acordo com o artigo 22 da Lei 8.245 de 1991 o locador é obrigado a entregar um imóvel “em estado de servir ao uso a que se destina”. Em outras palavras, oferecer boas condições para viver.
Em resumo, reformar imóvel para aluguel não precisa de grande um grande orçamento. É possível, por exemplo, investir em dedetização e controle de pragas. Outra opção simples e atrativa para quem paga aluguel é encontrar as tomadas no novo padrão, de três pinos. Essa é uma mudança comumente necessária em prédios antigos. Isso garante ao morador que os eletrodomésticos serão utilizados sem adaptadores. E tal alteração na parte elétrica é passível de ser feita sem grande esforço.
Valorização da propriedade: benefício de reformar imóvel para aluguel
É muito importante frisar que a reforma não é um gasto, é um investimento. Isso porque, além de fatores como tamanho, disposição de cômodos e localidade, o interior da casa ou apartamento pode dar um up na valorização do imóvel.
Efetuar reformas tornando o ambiente mais prático, funcional e moderno ajudam. Levando em conta que cada local exigirá modificações próprias, uma mudança completa é o que agregará mais valor.
Dessa maneira, não se deve limitar os investimentos aos de baixo custo, como paredes bem pintadas, trocas por plafonier mais novos e etc. As reformas estruturais, mais completas, permitem elevar o valor do imóvel em 40%. Então, é desejável verificar a fiação, o quadro de luz, os interruptores e a caixa de energia para que esse percentual seja alcançado.
Entretanto, para um bom resultado, deve-se sempre recorrer a um profissional especializado. Assim, desperdícios serão evitados, seja no material gasto e tempo de execução, seja com a certeza de um serviço de qualidade e durável. E a somatória disso se perceberá ao conseguir uma renda maior.
Por onde começar a reformar imóvel para aluguel?
Essa etapa é fundamental para que as vantagens provenientes da reforma sejam notadas. Você deve se perguntar que valor você consegue direcionar para tais modificações. Com isso em mente, o planejamento poderá ter início. A partir disso, é possível elencar prioridades e decidir que cômodos passarão por intervenções e, ainda, se elas serão pequenas ou grandes.
Em seguida, deve-se fazer o orçamento dos materiais de construção que serão utilizados, sem esquecer do valor da mão de obra. A depender da dimensão dos investimentos, uma boa forma de economizar é contratar um arquiteto.
Este profissional poderá realizar um plano otimizando todo o serviço braçal e toda a matéria-prima utilizada. Para se ter ideia, essa contratação é capaz de lhe gerar uma economia de 25% até 30%. Sem contar na economia de tempo. Isso acontece devido ao fato de que muitos escritórios de arquitetura já possuem planilhas de custos. E também porque eles organizarão as atividades da reforma coordenando o trabalho dos outros empregados.
As etapas subsequentes referem-se ao cronograma e seu acompanhamento. A primeira trata-se da organização dos prazos de trabalho, traçando uma data para sua conclusão. Ter essa informação permitirá, desde o início, garantir que as metas sejam cumpridas. Também nestes casos a presença do profissional de arquitetura facilitará todo trâmite.
Leia ainda: 6 coisas para fazer antes de anunciar o aluguel do seu imóvel.
Como você viu, reformar imóvel para alugar é uma grande vantagem para você. Isso pode te ajudar a aproximar possíveis inquilinos e valorizar seu imóvel. Contudo, além dessa, há muitas outras formas de tornar seu negócio atrativo. Confira aqui uma outra dica do que fazer e acompanhe nosso blog para manter-se informado sobre o mercado imobiliário. Boa leitura!
- Artigo Anterior Boletos falsos – Manual de segurança e verificação.
- Próximo Artigo Obras em imóvel alugado: de quem é a responsabilidade?